domingo, 25 de março de 2007

Moda no séc.XIX ( La Belle Époque)

La Belle Époque:


O quarto e último período distinto da moda no séc.XIX, significa a Bela Época, que vai até antes do início da Primeira Guerra Mundial. Uma fase em que nas artes, o gosto era por formas curvelínias, chamada de Art Nouveau, na França e na Inglaterra, Modern Style. Lógicamente influenciou a moda.
O corpo feminino tinha que ter obrigatóriamente todas essas curvas, a cintura feminina nunca esteve tão afunilada, o ideal era de 40cm de circunferência. As mulheres faziam até cirurgias para diminuirem as suas costelas flutuantes, ou apertavam seus espartilhos até passarem mal. Nessa época as roupas femininas cobriam completamente o corpo todo, ficando só a face descoberta e as mãos, se não estivessem de luvas.
As golas dos vestidos ou blusas eram altas, não se usava mais as anquinhas, mas os volumes das saias (formato de sino) continuavam, com as muitas camadas de tecidos que tinham por baixo, chapéus de flores (normalmente usados com coques fofos), botas que cobrissem as canelas, eram as principais características dessa moda, prestes a mudar com a insurreição da Primeira Guerra Mundial, em 1914.
Uma inovação surgiu nessa época, a prática de esportes, principalmente a equitação, que masculinizou um pouco o guarda-roupa feminino. Havia também a bicicleta, que trouxe para a roupa feminina uma peça inferior curta, biforcada e bufante, tipo uma espécie de saia-calção bufante. Entro também em cena o famoso, tailleur ( composto por saia e casaco do mesmo tecido), que passou a fazer parte do guarda-roupa feminino da cidade.
Outra novidade era o hábito de banho de mar, a roupa era de malha, normalmente de fios de lã, que cobriam o corpo até o joelho. Usado com meias e sapatos, e por cima de tudo ainda uma capa. Já a moda infantil, que ao longo dos anos foi só uma cópia da moda adulta, começou a ter roupas só para as crianças, no final do séc.XIX surgiu a clássica roupa de marinheiro, que foi muito utilizada em todo o séc.XX.
A alta-costura continuo fazendo sucesso, com o nome Worth, mas surgiram novos nomes com o francês Jacques Doucet (1853-1929) e o inglês John Redfren (1853-1929), entre outros. Na moda masculina não mudou muita coisa, manteve o aspecto de praticidade e funcionalidade.

Um comentário:

Luz disse...

Parabéns, o texto está bestial!

E foi-nos muito útil para um trabalho de história!

Obrigada :)